segunda-feira, 4 de julho de 2011

Microtracers

Microtracers são partículas de ferro não tóxicas recobertas por corantes estabilizados. Cada grama do produto contém 25 000 partículas. O microtracer pode também ser marcador que uma vez adicionado a um ingrediente, poderá ser testado e avaliado na mistura final. Assim, uma das principais aplicações do Microtracer é avaliar, qualitativa e quantitativamente, a eficiência de uma mistura. A quantidade de Microtracer adicionada para efetuar um teste de qualidade de mistura deve respeitar a proporção 50gr / ton.

Função:
1- Verifica-se se o tempo de mistura está correto.
Classifica a mistura estatisticamente, através do método do Qui-quadrado e coeficiente de variação, em ótima, regular ou ruim.

2- Verifica se um microingrediente foi incluído na batida do produto.
Basta adicionar o Microtracer a pré-mistura. Se o Microtracer for identificado na ração fial, então a pré mistura foi adicionada.

3- Verifica se o produto recebido foi aquele solicitado.
Basta adicionar o Microtracer a ração e você poderá identificar a presença de marcador.

4- Verifica a existência de contaminação entre batidas de produtos.
Ao incluir o Microtracer numa primeira batida, o mesmo poderá ser pesquisado na segunda batida. A quantidade será avaliada para verificar o nível de contaminação entre batidas.

5- Verifica falhas no equipamento.
Caso o número de partículas extraídas das amostras seja em todas elas masi baixo que o esperado, poderá estar ocorrendo vazamento da comporta ou adesão de partículas na parede do misturador (aterramento inadequado).

PROCEDIMENTO DE PREPARO PARA ADIÇÃO DO MICROTRACER (R) NO MISTURADOR

1- Fazer uma pré-mistura com calcário ou milho moído e a quantidade recebida do tracer, atingindo um total de 1000 gramas. Por exemplo, 50 gramas de tracer, adicionar 950 gramas de calcário ou milho moído e misture os dentro de um recipiente.

2- Incorporar este premix de tracer à ração, após adição da parte de microingredientes da fórmula (pré-mistura, premix completo ou núcleo).

PROCEDIMENTO PARA COLETA DAS RAÇÕES COM MICROTRACER (R)
PODE-SE FAZER A COLETA DAS RAÇÕES CONTENDO O TRACER DE 3 DIFERENTES FORMAS:

1- No misturador: Transcorrido o tempo de mistura desejado, deslga-se o misturador e coleta-se em diferentes pontos mapeando todo misturador. Necessário que sejam 10 amostras de ração, de aproximadamente 250 g cada, com sonda na posição vertical.

2- Em sacos: Passado o tempo de mistura a ser testado, ensaque toda a ração do misturador e colete 10 amostras de aproximadamente 250 g cada uma, de diferentes sacos. Por exemplo, se você ensacou 20 sacos, colete sacos intercalados para garantir uma amostragem representativa do lote.

3- Na rosca ou elevador de descarga: passado o tempo de mistura que será testado, colete as amostras na rosca transportadora (ou elevador) que leva a ração do silo plmão, abaixo do misturador, ao silo de expedição. Para isso faz-se uma batelada antes do teste, mede-se o tempo que a rosca ou elevador leva para esvaziar o pulmão, e divide-se por 12. Por exemplo: o tempo para descarga do pulmão abaixo do misturador foi de 120 segundos (120/12 - 10). A cada 10 segundos deverá ser feita a coleta de 1 amostra de 250 gramas de ração, na rosca transportadora ou elevador.
Importante ressaltar que neste último caso não estaremos avaliando só a qualidade da mistura, mas sim também o sistema de produção. Caso haja alguma retenção de partículas ao longo do processo devido o vazamento ou retenção haverá interferência no resultado obtido.

É indispensável que as amostras sejam acondicionadas nos sacos plásticos de amostra incluindo as seguintes informações: tipo de misturador, características do misturador, tipo de ração, quantidade da batida em kgs, tempo de mistura em segundos, identificar o nº da amostra de 1 a 10 considerando a sequência de descarga do misturador ou do ensaque.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1- O Premix Microtracer não deve ser incorporado à pré-mistura de microingredientes, pois há indicações de que cloreto de colina em contato com a partícula do tracer poderá descolori-la e esta partícula não será vista sobre o papel de filtro para contagem de pontos.

2- Escolha um tipo de ração com baixo teor de gordura e umidade.

3- Comece a contar o tempo de mistura a partir da incorporação do tracer na mistura.

4- Depois de feito o teste, envie as amostras imediatamente para o laboratório analítico.

RESULTADO DA QUALIDADE DE MISTURA RUIM, O QUE FAZER?

  • Aterramento do misturador;
  • RPM do misturador;
  • Metodologia de coleta das amostras;
  • Avaliar se amistura esta acima do eixo central do misturador;
  • Avaliar formulação (higroscopia, pigmentação);
  • Reavaliar a sequência da adição dos ingredientes;
  • Vazamentos durante a mistura;
  • Tempo de mistura x tamanho da batida;
  • Checar a distância dos helicóides ou pás da parede do misturador;
  • Posicionamento dos helicóides ou pás conforme especificações ;
  • Pontos de retenção após o processo de mistura;
  • Altura da queda livre do item depois da homogeinização;
  • Longa distância do misturador até o ensaque ou descarregamento a granel;
  • Outras observações técnicas e de engenharia que se fizerem necessárias.
Microtracer (R) - marca registrada