sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MICOTOXINAS

O termo micotoxina é utilizado para designar um grupo de compostos, altamente tóxicos, produzidos por certos fungos, que causam doenças (micotoxicoses) ou a morte, quando ingeridos pelo homem ou pelos animais domésticos.
As toxinas produzidas podem ser originárias de fungos macroscópicos, os cogumelos a qual várias espécies são tóxicas para o homem e para os animais domésticos; fungos parasitas que infestam e causam doenças na planta durante seu desenvolvimento no campo; fungos de armazenamento que infestam e crescem em grãos e sementes durante o amadurecimento no campo, colheita, secagem, armazenamento e transporte.
A dificuldade  de estimar a extensão dos problemas causados pelas micotoxinas se deve a várias razões:

  • As toxinas podem ocorrer em baixas concentrações dificultando sua detecção. Muitas micotoxinas não possuem métodos analíticos comprovados para sua detecção;
  • Frequentemente o produto contaminado já foi totalmente consumido quando os sinais de micotoxicoses são aparentes;
  • Os sinais de micotoxicoses podem ser confundidos com outras doenças dificultando a sua caracterização, e
  • Médicos e veterinários não são treinados ou não estão familiarizados com alguns sinais de micotoxicoses com o complicador de algumas toxinas não produzirem sinais aparentes.
O efeito mais comum de envenenamento leve ou crônico por micotoxinas é o mau desenvolvimento dos animais domésticos, aves, suínos e bovinos. Consequência esta da invasão e contaminação de alguns ingredientes da ração. Não existem testes que nos permitam com total certeza que um dado lote de ração está livre de qualquer micotoxina em quantidades danosas.
Pequenas doses de micotoxinas ou misturas de diferentes tipos de toxinas fúngicas em componentes de uma ração, podem estar afetando o desempenho de animais ou tornando-os susceptíveis aos ataques de agentes infecciosos normalmente presente no meio ambiente. A ação de uma micotoxina pode ser mascarada por uma infecção.
Os danos causados por grãos contaminados por micotoxinas é alto trazendo um problema sério para os produtores de ração.

Vejam no link abaixo um material que traz as principais micotoxinas com seus respectivos fungos produtores:

Então, um produtor de ração precisa necessariamente de um laboratório de controle de qualidade onde pessoal técnico treinado possa reconhecer trigo, milho ou qualquer outro grão infectado por fungos de campo e de armazenamento produtores de micotoxinas.
Um programa integrado de controle de qualidade pode minimizar a possibilidade de um ingrediente contaminado entrar na formulação de uma dada ração por engano ou por descuido.


REFERÊNCIA:
LAZZARI, Flavio Antonio
               Umidade, fungos e micotoxinas na qualidade de sementes, grãos e rações. 2ª ed. Curitiba: Ed. do Autor, 1997,
 p. 65-68.