sábado, 22 de setembro de 2012

O que o Empreendedorismo tem a ver com liderança?


Quando se fala em empreendedorismo, costuma passar pela mente das pessoas o nome de grandes líderes. Na verdade, empreender nada tem haver com liderança. Às vezes, bons empreendedores ficam pelo caminho porque sua liderança é fraca ou inexistente. É claro que muitos empreendedores acabaram também se revelando grandes líderes.

Trabalhei para excelentes pessoas com forte espírito de empreendedorismo. Pessoas dotadas de alta capacidade em transformar ideias em dinheiro. Algumas dessas pessoas passaram por severos problemas econômicos por total ausência de liderança. "Boas ideias, bons produtos, sem um líder, pode se transformar em nada."Sempre gosto de citar o exemplo dos irmãos Mc Donald's. Eles possuíam o espírito empreendedor. Após falirem duas empresas e quase sem dinheiro, conseguiram abrir a primeira loja Mc Donald's. O negócio trouxe bom retorno e mais duas lojas foram abertas. Eles concluíram que conseguiriam espalhar sua ideia por toda América. Nunca chegaram concluir seus sonhos. Foi Ray Croc que transformou o sonho dos irmãos Mc Donald's em realidade. Foi graças à capacidade de liderar de Ray, que o negócio de fazer hambuergers nunca mais seria a mesmo.
É muito comum que os próprios fundadores limitem ou retardem o sucesso de seu negócio. Isso acontece quando eles acreditam que são os "Os Senhores dos Anéis"; que têm a força e poder necessários para o que bem entender. Resumindo, acreditam que tem a obrigação de dar pitacos em tudo. Às vezes, fazem até questão de decidir onde deve ficar o vaso de plantas da recepção.
Em Portugal, trabalhei para um francês fantástico quanto a empreender. Tinha uma habilidade fora do comum para convencer pessoas a acreditarem em suas ideias. No entanto, seu lema era: "nunca confiar nas pessoas, delegar jamais e funcionário é custo fixo". Não demorou muito para sua empresa se transformasse num cadáver ambulante, apenas à espera da primeira "pazada de cal". Ele nunca quis reconhecer que precisava contratar um profissional para liderar suas ideias e sua empresa. A falta de habilidade para liderar enterrou um excelente negócio.
Outro exemplo interessante é o da GE. Não foi a genialidade de Thomas Edison que transformou a GE numa das empresas mais desejas dos Estados Unidos. Foi a capacidade da empresa em identificar e treinar potenciais líderes e colocá-los em cargos chaves. 
No entanto, o exemplo mais marcante que comprova que o empreendedorismo nada tem haver com liderança é o exemplo de Lee Iacocca. Enquanto presidente da Ford, graças à sua capacidade agregadora, conseguiu tirar a Ford do buraco e isso por várias vezes. Se o Mustang ainda é um carro de sucesso, isso se deve à sua forma de liderar. Os funcionários o amavam e o seguiam sem questionar. Posteriormente, quando foi convidado a salvar milhares de emprego e tirar a Crysler da falência, foi sua capacidade liderar e convencer, que fizeram a diferença. Lee Iacocca se transformou num dos melhores líderes na área automotiva de todos os tempos. 
Por isso, caro leitor, se pensa em empreender, parabéns. Acredito que vivemos num dos melhores momentos para isso. No entanto, não esqueça que ninguém é bom em tudo. "Uma liderança forte, pode tornar um negócio medíocre em um negócio promissor. A ausência de liderança, pode transformar um bom negócio em um negócio medíocre".
Um forte abraço a todos,

Fernando Fernandes