sábado, 3 de janeiro de 2015

Conflito ou Problema ?

Sendo o fenômeno do conflito um fenômeno incontornável torna-se necessário a sua gestão e compreensão de modo a que as que as suas vantagens sejam aproveitados e os seus efeitos nefastos sejam diminuídos ou anulados.

A definição de Conflito é plural apresentando escasso consenso. Uma das definições mais sóbria pode ser “processo que se inicia quando um indivíduo ou um grupo se sente negativamente afetado por outra pessoa ou grupo” (De Dreu; 1997, p. 9) ou outra mais enfática como “Divergência de perspectivas, percebida como geradora de tensão por pelo menos uma das partes envolvidas numa determinada interação e que pode ou não
traduzir-se numa incompatibilidade de objetivos” (De Dreu & Weingart; 2002; Dimas, Lourenzo e & Miguez, 2005). 

Convém esclarecer que Conflito é diferente de problema. Num Conflito existem partes em confronto e desenvolve-se uma atitude de hostilidade, enquanto num problema há um grupo de pessoas que trabalham em conjunto, desenvolvendo-se uma atitude de aproximação (Almeida, 1995). 

Há quem feche os olhos e negue o conflito. Há quem dê voltas e voltas patinando em  busca de alternativas para resolvê-lo. Há quem se renda e tenha o costume e sempre abrir mão de tudo para evitar problemas. Outros preferem se impor pelo poder, agindo como verdadeiros “tratores”, enquanto há aqueles que propõem sempre um compromisso em que cada um ceda um pouco para chegar a um acordo.
Segundo a coach Mariella Gallo, ao longo da carreira, invariavelmente, você vai topar com algum dos perfis acima ao perceber-se em meio a um conflito. “Todos estes perfis estão presentes nas empresas”, diz ela. No entanto, nenhum deles é o mais adequado na hora de evitar ou de resolver um imbróglio durante o expediente.
Negar, fugir, dar voltas ou atacar só vai piorar o problema, porque, como defende o coach e consultor Karin Khoury no livro “Vire a página, estratégias para resolver conflitos” (Editora Senac) o primeiro passo é perceber como a sua participação contribui para o surgimento ou prolongamento do conflito (exame.com).

Enfrente um conflito lançando mão da abordagem mais adequada para o momento. Não ignore a situação, nem contemporize imaginando que o tempo curará o desentendimento. Com o passar do tempo, quase sempre, apenas tende-se a agravar a discórdia. 
Todo problema ou conflito possui uma causa. Se essa for buscada, será encontrado também o culpado, mas fazendo apenas isso, desvia-se preciosa energia e tempo em vez de concentrar-se na solução que, a rigor, é a única saída para o desentendimento. Focalize sua atenção nos ganhos da solução e esqueça a sessão de acusações mútuas. Concentre-se no problema ou no comportamento das pessoas, e não na personalidade delas.
Ouça amistosamente os argumentos da outra parte envolvida no conflito e, então, experimente persuadi-la com uma argumentação sequenciada e lógica.
Admitir um erro não o diminuirá ou o tornará vulnerável. Ao contrário, com isso, você adquirirá o respeito dos outros. Pois essa é uma forma de demonstrar que a sua intenção não é provar que você é perfeito ou infalível, mas sim buscar a melhor solução, mesmo que para isso tenha que admitir que falhou (Ernesto Berg).