Função:
1- Verifica-se se o tempo de mistura está correto.
Classifica a mistura estatisticamente, através do método do Qui-quadrado e coeficiente de variação, em ótima, regular ou ruim.
2- Verifica se um microingrediente foi incluído na batida do produto.
Basta adicionar o Microtracer a pré-mistura. Se o Microtracer for identificado na ração fial, então a pré mistura foi adicionada.
3- Verifica se o produto recebido foi aquele solicitado.
Basta adicionar o Microtracer a ração e você poderá identificar a presença de marcador.
4- Verifica a existência de contaminação entre batidas de produtos.
Ao incluir o Microtracer numa primeira batida, o mesmo poderá ser pesquisado na segunda batida. A quantidade será avaliada para verificar o nível de contaminação entre batidas.
5- Verifica falhas no equipamento.
Caso o número de partículas extraídas das amostras seja em todas elas masi baixo que o esperado, poderá estar ocorrendo vazamento da comporta ou adesão de partículas na parede do misturador (aterramento inadequado).
PROCEDIMENTO DE PREPARO PARA ADIÇÃO DO MICROTRACER (R) NO MISTURADOR
1- Fazer uma pré-mistura com calcário ou milho moído e a quantidade recebida do tracer, atingindo um total de 1000 gramas. Por exemplo, 50 gramas de tracer, adicionar 950 gramas de calcário ou milho moído e misture os dentro de um recipiente.
2- Incorporar este premix de tracer à ração, após adição da parte de microingredientes da fórmula (pré-mistura, premix completo ou núcleo).
PROCEDIMENTO PARA COLETA DAS RAÇÕES COM MICROTRACER (R)
PODE-SE FAZER A COLETA DAS RAÇÕES CONTENDO O TRACER DE 3 DIFERENTES FORMAS:
1- No misturador: Transcorrido o tempo de mistura desejado, deslga-se o misturador e coleta-se em diferentes pontos mapeando todo misturador. Necessário que sejam 10 amostras de ração, de aproximadamente 250 g cada, com sonda na posição vertical.
2- Em sacos: Passado o tempo de mistura a ser testado, ensaque toda a ração do misturador e colete 10 amostras de aproximadamente 250 g cada uma, de diferentes sacos. Por exemplo, se você ensacou 20 sacos, colete sacos intercalados para garantir uma amostragem representativa do lote.
3- Na rosca ou elevador de descarga: passado o tempo de mistura que será testado, colete as amostras na rosca transportadora (ou elevador) que leva a ração do silo plmão, abaixo do misturador, ao silo de expedição. Para isso faz-se uma batelada antes do teste, mede-se o tempo que a rosca ou elevador leva para esvaziar o pulmão, e divide-se por 12. Por exemplo: o tempo para descarga do pulmão abaixo do misturador foi de 120 segundos (120/12 - 10). A cada 10 segundos deverá ser feita a coleta de 1 amostra de 250 gramas de ração, na rosca transportadora ou elevador.
Importante ressaltar que neste último caso não estaremos avaliando só a qualidade da mistura, mas sim também o sistema de produção. Caso haja alguma retenção de partículas ao longo do processo devido o vazamento ou retenção haverá interferência no resultado obtido.
É indispensável que as amostras sejam acondicionadas nos sacos plásticos de amostra incluindo as seguintes informações: tipo de misturador, características do misturador, tipo de ração, quantidade da batida em kgs, tempo de mistura em segundos, identificar o nº da amostra de 1 a 10 considerando a sequência de descarga do misturador ou do ensaque.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1- O Premix Microtracer não deve ser incorporado à pré-mistura de microingredientes, pois há indicações de que cloreto de colina em contato com a partícula do tracer poderá descolori-la e esta partícula não será vista sobre o papel de filtro para contagem de pontos.
2- Escolha um tipo de ração com baixo teor de gordura e umidade.
3- Comece a contar o tempo de mistura a partir da incorporação do tracer na mistura.
4- Depois de feito o teste, envie as amostras imediatamente para o laboratório analítico.
RESULTADO DA QUALIDADE DE MISTURA RUIM, O QUE FAZER?
- Aterramento do misturador;
- RPM do misturador;
- Metodologia de coleta das amostras;
- Avaliar se amistura esta acima do eixo central do misturador;
- Avaliar formulação (higroscopia, pigmentação);
- Reavaliar a sequência da adição dos ingredientes;
- Vazamentos durante a mistura;
- Tempo de mistura x tamanho da batida;
- Checar a distância dos helicóides ou pás da parede do misturador;
- Posicionamento dos helicóides ou pás conforme especificações ;
- Pontos de retenção após o processo de mistura;
- Altura da queda livre do item depois da homogeinização;
- Longa distância do misturador até o ensaque ou descarregamento a granel;
- Outras observações técnicas e de engenharia que se fizerem necessárias.
Microtracer (R) - marca registrada