PROTEÇÃO DO TRABALHADOR
Inalação de esporos de fungos, toxinas e poeira de sementes, micro-ingredientes, minerais, grãos e rações presentes em locais de armazenamento e processamento de produtos agrícolas e compostos de nutrição podem causar sérias doenças respiratórias que podem causar danos irreversíveis aos pulmões e até a morte.
Cabe aqui uma reflexão para a alta direção das empresas manipuladoras destes e para os profissionais de Segurança do Trabalho sobre este problema que merece uma extrema atenção em vista do risco da aquisição destas doenças ( Será que estamos abordando este assunto com a atenção devida?). É preciso fornecimento de equipamentos de proteção individual específicos, instruções / treinamentos, exigência do uso destes e outros investimentos para eliminação do risco.
"FARMER'S LUNG" - PULMÃO DE FAZENDEIRO
É uma pneumonia bacteriana onde ocorre uma forte reação desencadeada pelo sistema imunológico quando a pessoa respira esporos de fungos, poeira de grãos, poeira produzida pelos ácaros, rações, farinhas contendo esporos. Pode causar cicatrizes, efizema, aumento exagerado do pulmão e morte. O número de mortes varia de 9,0 - 17,0%, normalmente para homens na faixa de 20 a 50 anos de idade.
"SPOT" - SÍNDROME DA POEIRA ORGÂNICA TÓXICA
"TODS" - TOXIC ORGANIC DUST SYNDROME
É causada pelas toxinas fúngicas presentes em sementes, grãos, rações, feno e silagem mofados. Os sintomas mais característicos são: tosse, febre, calafrios, dores musculares e fôlego extremamente curto. Com a exposição constante, uma grande quantidade de esporos e poeira provenientes de sementes, grãos, rações, silagem e feno inalados causam esta doença que pode ser confundida com a Pulmão de Fazendeiro.
"GRAIN FEVER" - FEBRE PROVOCADA PELA POEIRA DE GRÃO
Em ambientes de trabalho contendo muita poeira de grãos, rações ou sub-produtos, em ambientes fechados (fábricas de rações, moinhos e silos) deixam as pessoas mais sujeitas a esta enfermidade pelo fato de estarem expostas a esporos de fungos, toxinas, poeira dos grãos (finos), rações e seus ingredientes quase constantemente.
REFERÊNCIA:
LAZZARI, Flavio Antonio
Umidade, fungos e micotoxinas na qualidade de sementes, grãos e rações. 2ª ed. Curitiba: Ed. do Autor, 1997, p. 127-128
LEITURA ADICIONAL:
BANWART, G.F. Foodborn illness. In: Basic food microbiology. Westport, CT, Avi Publishing Company, Inc., 1981,
p. 209-218.
CHRISTENSEN, C.M. Fungus parasites of fish, land animals, and man. In: The molds and man. Minneapolis, MN, University
of Minnesota Press, 1951, p. 167-182
HILL, R.A., WILSON, D.M. 7 BURG. W.R. Viable fungi in corn dust. App. Environ. Microbiol., v.47, p. 84-87, 1984.
LACEY, J., PEPYS, J. & CROSS, T. Actinomycete and fungus spores in air as respiratory allergens. In: Shapton, D.A.,
Board, R.G. Safety in microbiology. New York, Academic Press, Inc., 1972, p.151-184
PEPYS, J. Hypersensitivity disease of the lungs due to fungi and organic dusts. Monogr. Allergy, v.4, p.72-89, 1969.
Recognizing Farmer's Lung. The Farmer, Minneapolis, MN, v.109, n.11, p. 16a-17a, 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário