Não importa seu grau de instrução, quantos cursos você fez, quantos livros você leia, os quantos programas de treinamento você assista, sempre é possível aperfeiçoar sua habilidade.
Profissionais de qualquer campo necessitam aprender por sua conta, não importa quão difícil isto seja.
Depois do término de sua educação formal, é fácil esquecer o aprendizado. Não podemos esquecer o quanto é difícil aprender, como o trabalho é árduo, quantos conflitos ocasionais, dos desconfortos, medos e fracassos. O importante é manter viva a sensação de contentamento que experimentamos ao dominar uma nova técnica, quando os resultados aparecem e quando conseguimos fazer algo que parecia impossível atingir.
É bom lembrar que o autotreinamento será cada vez mais valorizado, utilizado e necessário.
Dominar uma técnica requer execução e avaliação, analisando os componentes e sintetizando-os em um conjunto integrado, por meio de uma atitude de conscientização. Não tenha medo da análise. É uma parte essencial do processo de aprendizagem e de crescimento. Não tema críticas, avalie-as, saiba digerir e interpretar as procedentes, mesmo que seja negativa a sua pessoa. As críticas positivas trazem um estado de conforto em relação às negativas que são oportunidades de desenvolvimento profissional.
Aprendizagem é um método de resolução de problemas e cada um deve saber qual sua melhor forma.
Dos que utilizam o autotreinamento, alguns gostam de começar compreendendo o motivo pelo qual uma nova técnica funciona; outros gostam de se adiantar e experimentar; outros de ver uma demonstração primeira. Com a solução de problemas, de um modo geral, não há uma forma certa de aprendizagem. Devem-se experimentar vários caminhos até encontrar um que indica resultados significativos.
Não é possível aprender a auxiliar um grupo, sozinho, já que as atividades envolvem outros. Precisa-se de uma equipe e, como a proposta é ajudar os grupos a serem mais efetivos, você tem que julgar sua eficiência, em última análise, pelo que os outros dizem e pelos resultados. A chave de aprendizagem desses papéis é o retorno. Somente depois de um feedback, é que você vai ver se o seu comportamento precisa se modificar e que técnicas ou habilidades terão que ser aprendidas ou aperfeiçoadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário