quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estilo de Liderança

Estilo certo de Liderança Cria um bom clima de trabalho

Cada um dos seis estilos de liderança identificados é adequado para certas situações e cenários, nenhum serve para toda ocasião. Um bom líder sabe adotar o estilo certo para as circunstâncias.

DIRETIVO:
Este estilo exige um comportamento de comando e controle que, às vezes, se confunde com coação. Um executivo que o adota diz aos outros o que fazer, quando fazer e o que ocorrerá se não cumprirem as ordens. É útil em crises, ou quando se comanda gente de fraco desempenho. Mas acaba tolhendo a criatividade e a iniciativa. É usado por líderes ultra-exigentes sob alta pressão.

VISIONÁRIO:
É um estilo autoritário, mas o líder que o adota não diz aos outros simplesmente o que fazer. Em vez disso, expressa com clareza desafios e responsabilidade à luz dos rumos e da estratégia geral da organização para obter seu apoio. Isso torna a meta clara, deixa o pessoal mais comprometido e revigora a equipe. É o estilo adotado por gente com alto impulso de poder personalizado em situações de baixa tensão e por gente com alto impulso de poder socializado em situações de alto estresse.

FILIATIVO:
Um líder com este estilo coloca o funcionário, ou necessidades emocionais dele, antes do trabalho. Tende a evitar conflitos. É uma abordagem eficaz quando o gerente lida com gente às voltas com crises pessoais ou situações de alto estresse como demissões. É melhor ainda quando usado em conjunto com os estilos visionário, participativo ou orientador. Sozinho, raramente é eficaz.

PARTICIPATIVO:
É um estilo de liderança colaborativa e democrático. O líder que o adota envolve os outros no processo de tomada de decisões. É excelente para gerar confiança e consenso, sobretudo quando a equipe é formada por indivíduos competentíssimos e quando o líder tem conhecimentos limitados ou carece de autoridade e poder formais - numa organização altamente matricial, por exemplo. É usado em situações de alto estresse por líderes com alto impulso filiativo.

MARCADOR DE RÍTMO:
Liderar, aqui, é dar o exemplo e agir como herói. O executivo que adota esse estilo em geral é exigente e garante que seus (elevados) padrões sejam satisfeitos, ainda que tenha que fazer o mesmo trabalho - o que é comum. O estilo pode dar frutos no curto prazo, mas a longo prazo pode desmotivar o pessoal. É tipicamente adotado por quem sempre quer mais, pelo menos em situações de estresse relativamente baixo.

ORIENTADOR:
Esse estilo envolve o executivo no desenvolvimento profissional e na orientação do pessoal a longo prazo. É excelente - mas subutilizado - e deveria ser parte do repertório de qualquer líder. Quem é muito motivado pelo poder socializado favorece esse estilo em situações de baixa tensão.

Bibliografia: Harvard Business Review - 06/2006 - pág. 54

INDEPENDENTE DO ESTILO APLICADO OS  LÍDERES TÊM A OBRIGAÇÃO E DEVER DE TER RESPEITO TOTAL AO SER HUMANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário