Com normas pré estabelecidas de qualidade, denominamos garantia da qualidade um programa integral de controles para assegurar a produção de maneira consistente.
Um programa de qualidade para ser eficiente deve partir de um compromisso efetivo da organização.
Controle de qualidade refere-se a procedimentos internos específicos enquanto o termo Garantia da Qualidade ilustra um programa geral de ações que asseguram que os produtos cumpram com as normas estabelecidas (Boyd,1993). Diante de sua política, procedimentos e normas, uma companhia garante a qualidade em virtude da compra, análises, formulações, controle de processo prudente, mas o controle final encontra-se em função da fabricação.
A garantia da qualidade é abordada desde a aquisição da matéria prima até a satisfação do consumidor final.
A qualidade é o alinhamento proporcionado a todas as atividades para que o produto final tenha seu valor real e é o grau de excelência de um produto ou serviço.
O controle real da qualidade se efetua na linha de produção da planta, onde a ação e o compromisso com a qualidade é a chave para o êxito. Este controle interno da qualidade inclui controle das matérias-primas, os materiais utilizados no processo e produto acabado bem como as condições de manejo dos materiais de equipe de processamento bem preparada e condições gerais de organização e segurança da planta (McElhiney, 1979).
Nenhum comentário:
Postar um comentário