sábado, 2 de abril de 2011

Diagrama de Causa Efeito como Ferramenta de Qualidade para Soluções de Problemas

Diagrama de causa e efeito


 Investiga os efeitos produzidos por determinadas categorias de causas. Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama é composto por uma linha central com ramificações na parte superior e inferior. O efeito, ou seja, o problema, é anotado na extremidade direita da linha central e as diversas categorias de causas de problemas (material,máquina,medida,mão-de-obra, método e meio ambiente) são anotadas nas extremidades das ramificações que são levemente inclinadas para o lado esquerdo, dando-lhe um aspecto de espinha de peixe, nome pelo qual é também conhecido.


 O Diagrama de Causa e Efeito é desenhado com o objetivo de apresentar claramente as várias causas que afetam o processo, ou seja, representa a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.


É também chamado de "Diagrama de Espinha de Peixe" porque se parece com o esqueleto de um peixe, conforme mostra figura abaixo:










Os passos para construção de um Diagrama de Causa e Efeito são:
  1. Estabelecer claramente o problema ou efeito a ser analisado.
  2. Encontrar o maior número possível de causas que possam contribuir para gerar o efeito. É fundamental que haja uma discussão franca e aberta para se levantar as causas. Uma das metodologias para que se apareçam as mais variadas causas é o "Brainstorming".
  3. Construir o Diagrama de Causa e Efeito no formato de espinha de peixe, colocando o efeito a ser estudado no quadrado à frente. Saiba que o estudo em separado dos efeitos possibilita analisá-los com mais detalhes, criando soluções mais adequadas e efetivas.
  4. Para facilitar a análise, deve-se agrupar as causas em categorias conhecidas (medida, método, mão de obra, meio ambiente, , máquina, materiais). Se necessário, pode-se criar outras espinhas para agrupar outros tipos de causas.
  5. Fazer um círculo nas causas mais prováveis.
  6. Identificadas as causas mais prováveis, definir uma série de ações que, quando implementadas, eliminarão as causas e consequentemente atuarão no efeito.
  7. Elaborado o plano de ações, não esquecer de definir o cronograma de acompanhamento para garantir que as ações sejam realmente implantadas.

DIAGRAMA DE CAUSAS E EFEITOS - EXEMPLO PARA QUALIDADE DA COMIDA


Para maior familiarização com as operações de Solução de Problemas, vide Postagens anteriores:
1- Metodologia de Soluções de Problemas - 07/03/2011
2- Check List como Ferramenta de solução de problemas - 13/03/2011
3- Gráfico de Pareto como ferramenta de Qualidade para solução de problemas - 15/03/2011
4- Estratificação como Ferramenta de Qualidade para soluções de problemas - 24/03/2011

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia Leticya. Fico feliz pela utilidade que trouxe o post. Siga o blog e vamos trocar experiências que certamente enriquecerá nossos conhecimentos.
      Sucesso.

      Excluir