domingo, 3 de abril de 2011

Importância da Leitura

Principais benefícios da leitura
•  Aquisição de conhecimento: com a leitura, ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.
•  Estímulo à brincadeira: a leitura ajuda-nos a relaxar, levando-nos ao mundo do faz-de-conta, onde podemos projetar nossas emoções sem nenhum risco.
•  Estímulo à criatividade: a leitura mexe com a nossa imaginação, estimulando-nos a desenvolver prazerosamente nosso potencial criativo.
•  Desenvolvimento da capacidade de argumentar: a leitura estimula-nos a desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.
•  Ampliação do vocabulário: com a leitura, conhecemos novas palavras e aprendemos a usá-las em seus diferentes e ricos sentidos.
•  Incentivo à reflexão e à formação de opinião: a leitura nos incentiva a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a pôr em xeque nossas convicções e a chegar a uma conclusão.
•  Ampliação do campo de visão: a leitura nos permite "ver" um assunto sob outras perspectivas, o que estimula nossa capacidade de aceitar o novo e o diferente.
•  Confrontação de pontos de vista: a leitura nos leva a uma conversa com o autor, o que nos permite reforçar, esclarecer ou mudar nossos pontos de vista.
•  Utilização dos recursos da linguagem: a leitura nos permite aprender, com os bons autores, a utilizar, inventivamente, os recursos oferecidos pela linguagem.
•  Correção gramatical: com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação, ou seja, naturalmente, sem esforço.
•  Estímulo ao pensamento abstrato: a leitura nos permite perceber a realidade pelo ângulo da fantasia, o que amplia nossa capacidade de pensar sobre o abstrato.
•  Estímulo à imaginação: quando lemos, vemos apenas palavras, mas logo formamos cenas na nossa tela mental, o que é muito estimulante para a imaginação.


 É através da leitura que as pessoas têm oportunidade de aprender a pensar e até a sonhar. A pessoa que desenvolve o hábito da leitura está abrindo uma porta gigantesca para experiências de vida onde a criação do autor pode ser desfrutada a qualquer hora, em qualquer lugar e quantas vezes quiser. Esta criação é compartilhada através do tempo se tornando imortal.
Através da leitura se tem acesso ao conhecimento.
Esta idéia de iniciar cedo o hábito da leitura ajuda a vencer a problemática dos estudantes que não gostam de ler. Como gostar, se em geral, iniciam o exercício da leitura, de forma obrigatória, sem o poder de decidir o tipo de literatura? O incentivo à leitura iniciado em casa e continuado na escola dá condições para “aprender a gostar” de ler, sentir prazer em navegar pelos oceanos do conhecimento.

1.º Vale a pena ler?
2.º Você gosta de ler? Quais livros você já leu?
3.º Como você escolhe suas leituras?

Ler é saber. O primeiro resultado da leitura é o aumento de conhecimento geral ou específico.
Ler é trocar. Ler não é só receber. Ler é comparar as experiências próprias com as narradas pelo escritor, comparar o próprio ponto de vista com o dele, recriando idéias e revendo conceitos.
Ler é dialogar. Quando lemos, estabelecemos um diálogo com a obra, compreendendo intenções do autor. Somos levados a fazer perguntas e procurar respostas.
Ler é exercitar o discernimento. Quando lemos, colocamo-nos de modo favorável ou não aos pontos de vista, pesamos argumentos e argumentamos dentro de nós mesmos, refletimos sobre opções dos personagens ou sobre as idéias defendidas pelo autor.
Ler é ampliar a percepção. Ler é ser motivado à observação de aspectos da vida que antes nos passavam despercebida.
Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida.
Rita Foelker


Conforme Leonardo Boff, cada um lê com os olhos que tem. E interpretam onde os pés pisam.

Ler é viver melhor.

A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.

Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

A leitura engrandece a alma.

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.


Einstein disse que a mente que se abre para uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
• Ler por prazer;
• Ler para estudar;
• Ler para se informar.

Descrição e benefícios de cada uma:
  • Através da leitura realizada por prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas.
  • A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores nas escolas. Ela desenvolve a capacidade de fixar idéias e a facilidade para expressá-las.
  • A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc. Podendo discuti-los com outra pessoa isso tornará mais interessante.
Enfim, podemos ressaltar que este hábito inteligente é pré-requisito até para uma simples conversa, havendo troca de conhecimentos e informações tornando-a mais audível e prazerosa.
 ______________________________________________________________________________________

Não sei que sentido tem esta viagem que fui forçado a fazer, entre uma noite e outra noite, na companhia do universo inteiro. Sei que posso ler para me distrair. [...] e, de vez em quando, ergo os olhos do livro onde estou sentindo verdadeiramente, e vejo, como estrangeiro, a paisagem que foge [...] e tudo isso não é mais para mim do que um episódio do meu repouso, uma distração inerte em que descando os olhos das páginas demasiado lidas.
(Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário