sexta-feira, 4 de março de 2011

FATORES QUE INFLUENCIAM NO AMBIENTE DE TRABALHO

FLEXIBILIDADE:
Reflete a percepção do pessoal sobre normas e procedimentos - se são realmente necessários ou mera burocracia. Revela, ainda, se o pessoal crê que ali se aceitam novas idéias. Em climas de alto desempenho, há alta flexibilidade.

RESPONSABILIDADE:
Significa o grau de autonomia do indivíduo no trabalho, até onde se sente livre para ir sem orientação do chefe. Em ambientes de alto rendimento, o pessoal se sente muito responsável. Um líder exigente que abusa dos estilos diretivos e marcador de ritmo, como costuma ocorrer, restringe ou destrói a flexibilidade e a responsabilidade na equipe.

PADRÕES:
Representam o grau de importância que, na opinião do pessoal, a empresa dá a excelência - a metas elevadas, mas atingíveis. Revela, ainda, se os chefes exigem que o pessoal dê o melhor de si. Quando os padrões são fortes, a pessoa confia na própria capacidade de enfrentar os desafios da empresa.

PREMIAÇÃO:
É um fator que indica se as pessoas sentem que estão recebendo um feedback objetivo e regular e sendo justamente recompensadas. Embora remuneração e reconhecimento formal sejam importantes, o peso maior aqui vai para um feedback imediato, específico e diretamente ligado ao desempenho.

CLAREZA:
Significa que todos sabem qual sua função e entendem qual a ligação daquilo que fazem com as metas da organização. Estudo após estudo, tal dimensão do ambiente de trabalho mostrou ter o elo mais forte com a produtividade. Sem clareza, os demais elementos do ambiente em geral sofrem. Um líder de alta clareza costuma adotar os estilos visionário, participativo e orientador.

COMPROMISSO COM A EQUIPE:
Significa o grau em que o indivíduo se orgulha de pertencer a uma equipe ou organização e sua crença em que todos trabalham com as mesmas metas. Quanto mais aceitos os valores de equipe, e maior seu compromisso com equipe, e maior seu compromisso com o desempenho, maior o orgulho. Um ambiente com altos níveis de padrões, clareza e compromisso com a equipe - e, no máximo, um ponto deficiente nas outras dimensões - é bastante forte.

Um ambiente sem deficiências sérias em padrões, clareza ou compromisso com a equipe - mas com duas lacunas em outros dois fatores -, ainda assim pode ser energizante. Com uma deficiência mais, será neutro ou desmotivante.
Num ambiente desses, o pessoal tende a fazer o mínimo necessário - em detrimento do desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário