terça-feira, 15 de março de 2011

Gráfico de Pareto como Ferramenta de Qualidade para Soluções de Problemas

Diagrama de Pareto
Tendo em mente que primeiro deve-se resolver os problemas que causam maior parte dos danos, usa-se com grande sucesso o Gráfico de Pareto, deixando para solução posterior os outros problemas de pouco impactos, os chamados "triviais", ou melhor, menores.

O Gráfico de Pareto é basicamente um gráfico em forma de barras verticais que auxilia na identificação de problemas importantes, aqueles que estão mais fora de controle e que causam maiores prejuízos.

Desenvolvido pelo economista Vilfredo Pareto, que revelou as seguintes caracterísiticas nos problemas sócio-econômicos:
      - poucas causas principais influíam fortemente no problema.
      - havia um grande número de causas triviais – influência marginal
(LINS, 1993, p.154-155

Estratificação das causas:
É o desdobramento em níveis decrescentes de detalhe. até chegar as causas primárias, que possam ser efetivamente atacadas. Serve para quantificar a importância das causas de um problema.

Estudo de                   Um sério problema de recusa de cargas enviadas a clientes criou uma necessidade urgente de visualizar os problemas e aplicar metodologia de solução. Utilizou-se então uma “lista de verificação” de ocorrências e assim obteve-se o gráfico de Pareto para avaliação.

 
Devoluções de cargas mês de janeiro /2011
jan/2011
Erro de embarque
Embalagem danificada
Carga Molhada
NF em desacordo
Troca nas entregas
TOTAL
nº de Ocorrências (%)
39
8
20
3
30
100


Imediatamente identificou-se como sendo o maior problema erros de embarque na expedição com 39% das ocorrências, seguido pela troca dos entregadores na entrega com 30% e assim sucessivamente.

A Ferramenta “Gráfico de Pareto” demonstra que imediatamente deve-se efetuar uma ação imediata corretiva do maior problema, erro de embarque, com maior intensidade nos controles internos de expedição. Isto não significa que ações não devem ser implantadas nas outras “não conformidades”.
Após as ações tomadas, coletaram-se os dados do mês de fevereiro de 2011:


Devoluções de cargas mês de fevereiro /2011
Fev./2011
Erro de embarque
Embalagem danificada
Carga Molhada
NF em desacordo
Troca nas entregas
TOTAL
nº de Ocorrências (%)
15
20
28
12
25
100




Podemos então observar que as medidas corretivas surtiram efeitos positivos quanto aos procedimentos adotados na expedição e os novos percentuais de problemas foram modificados, ficando agora a responsabilidade de atacar com maior intensidade o problema de cargas molhadas, e também efetuar um plano de ação aos outros problemas, objetivando a minimização ou eliminação por completo desta não conformidade
Conclui-se que de posse do “Gráfico de Pareto” auxiliado pela ferramenta “Check-List ou Lista de Verificação” pode-se fazer a estratificação e com isso obter as causas do problema com defeito ou descontentamento dos clientes para em seguida, atuar corretivamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário