segunda-feira, 7 de março de 2011

METODOLOGIA DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

A qualidade define o grau do nível de excelência. O Controle de Qualidade se define como um sistema para assegurar que se conservem as normas corretas mediante a inspeção periódica do processo.
Em Controle de Qualidade, o objetivo primordial é o de alcançar a total satisfação do cliente que diz respeito aos serviços a ele prestado (clientes internos e externos).
Métodos estatísticos aplicados a fatos reais e de maneira sistemática são ferramentas poderosas para atingir tais objetivos.
Para aplicar uma “Metodologia de Soluções de Problemas” deve-se considerar uma primorosa análise de sistema baseado em fatos e dados, então se aplica as ferramentas.
Salvo raras exceções, não se faz análise de processo de forma sistemática nas empresas, desta maneira não se usa a engenharia de forma adequada gerando frustrações com resultados.
Muitas vezes, vale-se de aplicar métodos e soluções simples para resoluções e gradativamente incorpora-se o conhecimento das ferramentas. Conhecer as ferramentas não é indicativo de sucesso, porém conhecer os problemas atacá-los com lógica e aplicar e conhecer gradualmente as ferramentas pode-se obter resultados imensamente satisfatórios.
Importante também diferenciar método e ferramenta. O método é a seqüência lógica para se atingir a meta desejada. A ferramenta é o recurso a ser utilizado no método.
De nada adianta conhecer várias ferramentas se o método não é dominado. O que soluciona problemas não são as ferramentas, mas sim o método.
Ferramentas simples devem ser assimiladas por todos dentro de uma empresa ou organização, e também um método de solução de problemas, tal como o PDCA (Planejamento, Execução, Verificação, Atualização).
Apresentarei em postagens posteriores ferramentas de qualidade, com aplicações, modos de utilização e exemplificação.
Algumas ferramentas:
- Check-List
- Gráfico de Pareto
- Estratificação
- Diagrama de Causa e Efeito
-Histograma
- Diagrama de Correlação
- Cartas de Controle, e outras


Também a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Action).
Com isso poderemos discorrer amplamente sobre o assunto, elevar o nível de conhecimentos e efetuar debates.


ACOMPANHEM. PARTICIPEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário